<p>Os representantes do mundo da Cultura que se encontram com o Papa a 12 de Maio, em Lisboa, vão oferecer a Bento XVI uma peça de ourivesaria assinada pelo arquitecto Siza Vieira e executada pelo ourives Manuel Alcino.</p>
Corpo do artigo
Segundo o ourives do Porto, trata-se de um trabalho em prata e biscuit (porcelana não vidrada), representando a inspiração do Espírito Santo.
"A peça tem a forma de ovo. Quando o ovo se abre, aparece uma pomba branca, em biscuit, que já nos foi fornecida por outro fabricante".
O ourives demorou duas semanas a executar esta peça, na qual aplicou prata de 925 milésimas, o que significa que se trata de prata quase pura (925 gramas de prata pura por quilo). Se fosse comercializada, a peça custaria entre quatro mil e cinco mil euros.
Na visita a Portugal, Bento XVI reserva um momento para um encontro com figuras das artes e da Cultura, que decorrerá no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A oferta vai ser entregue a Bento XVI no final desse encontro por D. Manuel Clemente, na sua qualidade de presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.