O SNS 24 disponibiliza três novos serviços digitais aos utentes. A partir desta terça-feira, através da aplicação e do portal, os utilizadores podem visualizar o histórico das dádivas de sangue, o número de dador e o tipo sanguíneo, bem como consultar o folheto informativo dos medicamentos que lhe foram prescritos
Corpo do artigo
Podem, também, consultar o "registo da disponibilidade e autorização para realizar teleconsultas com profissionais em unidades do Serviço Nacional de Saúde" (SNS). Para aceder aos novos serviços, os utilizadores têm de atualizar a aplicação.
O SNS 24 completa, esta segunda-feira, seis anos de atividade. De acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), já foram atendidas cerca de 24 milhões de chamadas. A Linha de Aconselhamento Psicológico, por sua vez, prestou apoio a mais de 233 mil pessoas, das quais mais de 16 mil profissionais de saúde.
Já a plataforma de atendimento por videochamada destinada a cidadãos surdos auxiliou perto de cinco mil pessoas. O atendimento é feito por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, que faz a mediação entre o utente e o enfermeiro do SNS 24.
"O SNS 24 é hoje mais do que uma linha telefónica, permitindo um acesso omnicanal ao universo do SNS, com cerca de nove milhões de downloads da aplicação e mais de 65 milhões de visitas no portal. Consultar receitas médicas, o boletim de vacinas, obter várias declarações ou realizar uma teleconsulta são alguns dos serviços disponíveis quer na app, quer no portal SNS 24. A estes serviços, juntou-se, em 2022, a
disponibilização da agenda de saúde e os resultados de exames, já com 61 milhões consultados. Já em abril deste ano passou a ser possível obter a autodeclaração de doença, através da aplicação, do portal e da linha 808242424", sublinham os SPMS.