Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e um de Pediatria estão encerrados hoje, no sábado serão cinco no total e no domingo seis, segundo a informação disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Corpo do artigo
Os dados das escalas de urgência publicados no portal do SNS e consultados pela Lusa pelas 09:40 indicam que, hoje, estão encerradas cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia, em Almada, Vila Franca de Xira, Barreiro, Abrantes e Aveiro. No hospital do Barreiro a urgência de Pediatria também está fechada.
A receber apenas casos enviados pela Linha SNS 24 ou pelo INEM (referenciadas) estão as urgências de Pediatria no Hospital Doutor Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), a de Obstetrícia de Santarém e as de Ginecologia e Obstetricia de Braga (das 20 às 24 horas), do S. Francisco Xavier, em Lisboa (8-24 horas), de Leiria (9-24 horas).
No sábado serão quatro as urgências de Ginecologia e Obstetrícia encerrados - Aveiro, Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira e Almada - e uma de Pediatria (Vila Franca de Xira), enquanto estarão referenciadas as urgências de Pediatria do São Francisco Xavier (Lisboa), do Amadora-Sintra e do hospital de Loures, que assim permanecerão todo o fim de semana.
Também no sábado, apenas estarão a receber casos encaminhados pela Linha SNS 24 ou do INEM as urgências de Obstetrícia e Ginecologia de Leiria, São Francisco Xavier (0-8 horas), Braga (0-8 horas) e Amadora-Sintra (8-24 horas).
Já no domingo estão encerradas uma urgência de Pediatria (Vila Franca de Xira) e cinco de Ginecologia e Obstetrícia: Almada, Setúbal, Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha e Aveiro.
A funcionar de forma referenciada estarão as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Amadora-Sintra e Leiria, assim como a de Obstetrícia de Santarém.
As escalas, atualizadas pelos hospitais, indicam ainda que estarão abertos cerca de 128 serviços de urgência em todo o país no sábado e 127 no domingo, a que se juntam as urgências de Ginecologia e Obstetrícia que estarão a funcionar no âmbito do projeto-piloto (32 no sábado e 29 mo domingo), que implica um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão.
As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.