SNS24 cria triagem digital para evitar "deslocações inadequadas" às urgências
A nova resposta, anunciada esta quarta-feira, destina-se a utentes maiores de idade. Apesar de terem fechado seis serviços, as urgências viveram um primeiro dia do ano tranquilo
Corpo do artigo
Numa época em que as gripes e as infeções respiratórias elevam a pressão nas urgências hospitalares, a linha SNS24 vai lançar uma triagem digital para sintomas respiratórios agudos. O ano começou com seis serviços de urgências encerrados e 11 a receberem casos referenciados pelo INEM e pela linha de saúde (através do número 808 24 24 24). Os tempos de espera dos que estiveram abertos mostraram um dia tranquilo, embora com algumas exceções.
A solução que irá garantir um atendimento mais rápido a utentes com mais de 18 anos e sintomas respiratórios agudos visa evitar “deslocações inadequadas” aos serviços. Após identificar-se com o respetivo número, o utente deverá receber uma mensagem com um link e código de acesso ao portal de avaliação dos sintomas, explicaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. A partir daí, pode ser encaminhado para o INEM em casos urgentes, avaliado por um profissional de saúde em situações menos graves, ou aconselhado a ficar em casa com cuidados específicos.