Dados disponíveis no site do Pordata, que oferece novas informações concelhias em ano de eleições autárquicas.
Corpo do artigo
Apenas 16 municípios ganharam jovens nos últimos 11 anos, sendo que o maior crescimento se verificou em Lisboa e no Corvo, onde a população menor de 15 anos aumentou 4% e 2,9%, respetivamente. Entre 2009 e 2019, mais de metade dos concelhos portugueses perderam ainda população em idade ativa e apenas 12 não viram aumentar o seu índice de envelhecimento. Atualmente, só há sete concelhos onde o número de jovens (menores de 15 anos) é superior ao de idosos (pessoas com 65 ou mais anos). São eles Mafra, Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, Câmara de Lobos, Santa Cruz, Lagoa (Açores) e Ribeira Grande. No extremo oposto está o concelho de Oleiros onde "o número de idosos é sete vezes superior ao número de jovens".
Os dados foram fornecidos ao JN pelo Pordata e constam na nova área informativa do seu site, onde é possível obter um retrato dos municípios portugueses em ano de autárquicas. Na plataforma, para cada um dos 308 concelhos, há um painel com 15 indicadores que permitem explorar a evolução das regiões em temas como saúde, educação, proteção social, habitação, ambiente, mercado de trabalho, turismo, justiça e segurança. Também no site do JN é possível encontrar um trabalho dedicado às Autárquicas 2021, no qual pode conhecer melhor o seu município, consultando dados relevantes para a caracterização social, económica e financeira de todos os concelhos do território nacional.
"Cada gráfico é, no essencial, uma fotografia do município ou da região desde 2009 até aos dias de hoje, o que permite a cada um ficar a conhecer de forma mais aprofundada o município, área metropolitana ou região onde habita", explica Luísa Loura, diretora da Portada, citada no comunicado.
De acordo com a nova plataforma, nos últimos anos, o nível de escolaridade da população residente em Portugal tem vindo a aumentar. No ano passado, em 22 municípios, a maioria das mães dos bebés recém-nascidos tinha formação superior. Há 11 anos, tal acontecia apenas em dois concelhos: Oeiras e Coimbra. Também 90% dos municípios registaram "um aumento médio de um ano na habilitação escolar dos trabalhadores por conta de outrem".
Já o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) caiu em 94% dos municípios. Ainda assim, no ano passado, em 101 concelhos, por cada 100 pessoas com 15 ou mais anos, em média, pelo menos três recebiam o RSI.
Menos crimes, mais lixo em aterro
Entre 2009 e 2020, na grande maioria dos municípios - 82% - houve uma diminuição do número de crimes registados pela polícia. Já no que toca aos resíduos domésticos, segundo a Pordata, "a recolha indiferenciada continua a ser uma prática comum". Há dois anos, 35 municípios destinavam mais de 90% dos seus resíduos para aterro.
Cultura
Em 2019, 190 municípios não tinham ecrãs de cinema e 106 concelhos não possuíam espaços museológicos nem recintos culturais. As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto concentram 29% do total de museus, 36% dos recintos culturais e 49% dos ecrãs de cinema.
Turismo
Relativamente ao turismo, em 2019, os municípios com mais dormidas de turistas por cada 100 habitantes foram Albufeira, Porto Santo, Vila do Bispo e Lagoa.