Os alunos que gastam até uma hora por dia a estudar em dispositivos digitais têm melhores resultados a Matemática. O novo relatório PISA, divulgado esta quarta-feira, alerta que as áreas menos abordadas são a codificação e programação, ambas essenciais no atual mundo digital. Em Portugal, são apenas 6% dos alunos.
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O quinto volume do PISA 2022 (Programa de avaliação internacional de alunos), divulgado esta quarta-feira, é dedicado às estratégias de aprendizagem e atividades para a vida. O relatório revela que um em cada cinco alunos frequentemente interpreta soluções matemáticas em contextos da vida real em sala de aula. Em média, entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), apenas cerca de 20% dos alunos relataram ser frequentemente solicitados a aplicar soluções matemáticas em situações quotidianas. Em Portugal, essa percentagem de 19,7% (na média da OCDE). Em países ou economias como a Chéquia, Hong Kong (China), Coreia, Macau (China) ou Polónia só 11% dos alunos relataram ter sido expostos a este tipo de tarefas.
Os domínios que os alunos reportam menos aprender são codificação e programação – em média na OCDE só 10% dizem abordar com frequência estes temas nas aulas. Em países ou economias como Austrália, Estónia, Alemanha, Hong Kong (China), Holanda, Portugal ou Singapura ronda os 6%. Os peritos frisam, no relatório, que a “baixa exposição a tarefas de codificação destaca uma lacuna significativa na preparação dos alunos para as demandas tecnológicas da força de trabalho moderna”.