Plataforma criada há 25 anos pela Associação de Marketing Direto é uma barreira à publicidade endereçada. Há 40 empresas associadas.
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Apenas seis mil pessoas pediram para integrar a Lista de Oposição nos últimos 25 anos. A plataforma reúne mais de 40 empresas e impede que os cidadãos recebam publicidade endereçada, seja por telefone, email ou correio endereçado. A adesão é gratuita, sendo apenas necessário o preenchimento de uma minuta disponível no site da associação. Há multas até 50 mil euros para as empresas que não respeitarem as intenções dos consumidores.
Em Portugal desde 1999, a Lista de Oposição, também conhecida como Lista Robinson, tem caráter nacional e permite aos cidadãos deixar de receber telefonemas ou cartas comerciais indesejadas. Ainda assim, a lista gerida pela Associação de Marketing Direto (AMD), chegou apenas a seis mil pessoas, sobretudo portugueses. Na prática, as empresas associadas consultam a lista na hora de levar a cabo campanhas comerciais, excluindo os nomes das pessoas que demonstram interesse em não ser contactadas. André Novais de Paula, presidente da AMD, corrobora que o “número é pequeno”, mas realça que “sempre existiram muitas ações de divulgação”. “Não sei se é por comodidade ou por preguiça, mas as pessoas acabam por não se registar”, sugere.