Só no distrito de Coimbra a média registada pelas escolas nos exames de Língua Portuguesa e Matemática, do 9.0º ano, atingiu os 3 valores. Leiria e Viseu quase chegaram à positiva com 2,99 e 2,98, respetivamente. A média mais baixa foi nos Açores (2,36). Em termos gerais, das 1328 escolas, 899 (67,7%) tiveram média negativa. Um resultado, mesmo assim, melhor do que no ano passado, quando 86% dos estabelecimentos tiveram resultados negativos.
Corpo do artigo
As médias nacionais, aliás, subiram ligeiramente - a geral mais três décimas (de 2,59 para 2,89), a Matemática quase meio ponto (de 2,86 para 2,93) e Português, uma décima (de 2,73 para 2,86). Recorde-se que foi após o desaire de resultados nos exames do no ano passado, que o ministro da Educação, Nuno Crato, aprovou o reforço horário às duas disciplinas. Sublinhe-se que sendo as médias nacionais, às duas provas, negativas, as médias de frequência são positivas. A média no exame de Matemática foi superior à de Português, mas relativamente à frequência os resultados na língua são melhores.
O ranking é dominado por colégios. A primeira escola pública aparece no 35.0º lugar: a Mário Sacramento, em Aveiro. Se olharmos para os ranking às disciplinas, verifica-se que na Matemática há quatro escolas públicas nas primeiros 50 lugares e a Português, seis. A secundária de Aveiro teve os melhores resultados a Matemática, na rede pública, aparecendo no 31.0º lugar do ranking; e a Básica de Telheiras, de Lisboa, a melhor a Português, no 21.0º lugar.