Solidão e problemas de saúde mental agravam-se durante a época natalícia
A ideia de um Natal perfeito, perpetuada por anúncios publicitários ou filmes durante a época festiva, agudizam os problemas de saúde mental e a solidão. Mais de metade das pessoas sentem stress, cansaço ou pressão na quadra natalícia. SOS Voz Amiga recebe mais chamadas durante o mês de dezembro.
Corpo do artigo
Uma mesa farta na noite da consoada, uma família feliz onde não falta ninguém, uma árvore enorme rodeada de presentes. A imagem do Natal perfeito, amplamente difundida através de anúncios publicitários e filmes realizados para a época festiva, adensa as fragilidades de quem se sente desajustado ou está só. Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), a quadra natalícia agrava os sintomas de 64% das pessoas com problemas de saúde mental e provoca pressão, stress ou cansaço a mais de metade da população.
“Cria-se uma imagem daquilo que deveria ser o Natal. E, quando temos uma imagem daquilo que deveria ser, naturalmente contrastamos com aquilo que é”, explica Ana Isabel Ferreira. De acordo com a psicóloga da direção da OPP, há muitos motivos que justificam a dificuldade em lidar com a diferença, como o luto, problemas de saúde, questões financeiras ou de trabalho.