José Marinho foi um dos estudantes portugueses de Turismo que se distinguiram além-fronteiras.
Corpo do artigo
O maior trunfo de José Marinho é o “sorriso” e a “boa postura” para a conquista de clientes. Recém-licenciado em gestão operacional de hotéis, José trouxe para Portugal a medalha de ouro nessa área. E não foi o único: outros alunos de escolas de hotelaria e turismo de Portugal subiram à primeira posição do pódio nas categorias de “Artes Culinárias” e de “Serviço de Vinhos”. As medalhas de ouro, conquistadas em competições na Lituânia e em Chipre, foram para os estudantes das escolas de Lisboa, do Porto e do Oeste.
A competição na 36.ª edição da Conferência Anual da Associação Europeia das Escolas de Hotelaria e Turismo, que decorreu na Lituânia contou com mais de 850 participantes de 25 países diferentes da Europa, consolidando a reputação da competição como uma das mais relevantes no mundo neste setor do Turismo.
José Marinho, recentemente licenciado em Gestão Operacional de Hotéis e vencedor da medalha de ouro em “Gestão de Hotelaria, “acredita que, para alcançar o topo, é necessária “humildade, uma equipa onde os membros estejam dispostos a dar tudo o que for preciso”. Para José, a chave do êxito é “sermos acolhedores com um sorriso no rosto e boa postura. É o que fideliza o cliente”. Após a vitória, já recebeu convites para ministrar formações em cursos de Gestão Operacional de Hotéis.
Comunicar melhor
A aprendizagem de línguas ajudou José no seu percurso. “Recomendo aos que estão nesta formação e carreira a trabalhar as línguas, pois são muito importantes no mundo em que vivemos, assim como as habilidades de comunicação, que diferenciarão o profissional no meio”, aconselha ainda.
Mas esta não foi a única competição em que jovens portugueses conquistaram medalhas de ouro. Outros dois alunos distinguiram-se em “Artes Culinárias” e na “Gestão de Marketing” na Conferência Eurhodip (International Association for Supporting Education and Training in Hospitality and Tourism), que teve lugar em Chipre.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Pedro Duarte, as conquistas são um “enorme orgulho” para as escolas de turismo nacionais. Evidenciam que os vencedores são “profissionais e empreendedores de excelência, essenciais para que possamos continuar a garantir que Portugal lidera o turismo no futuro”.