"Fiquei muito animada quando soube que tinha ganho", conta Iara Ribeiro, sete anos, de Vila Nova de Gaia, sobre a reação que teve ao saber que tinha sido uma das selecionadas da iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo Jornal de Notícias, Staples e Opticalia, explicando que vai "comprar um computador e uns óculos novos".
Corpo do artigo
Embora esteja no início do percurso escolar, os resultados são ótimos. "Sou boa aluna porque estudo", diz a premiada, revelando que, quando tem dúvidas, conta com o apoio das cinco irmãs mais velhas. Iara aproveita para salientar o quanto "é divertido ter tantas meninas em casa e brincarem e estudarem juntas".
Fora da escola, aprende ballet e tem o sonho de ser bailarina. "Ando há dois anos, já sei fazer algumas coisas. Consigo fazer a espargata, já sei algumas danças e atuei em espectáculos", revela a jovem.
A participação no "Regresso às Aulas" surgiu por iniciativa da mãe, Marisa Arantes, 35 anos, gerente de confeitaria, atualmente desempregada, que já tinha visto, embora nunca tenha candidatado as outras filhas. "Este ano, ao falar à Iara, ela mostrou-se entusiasmada e falei com o meu marido e dissemos-lhe que a íamos candidatar. Eu tratei da papelada e o meu marido inscreveu a Iara", refere.
Com tantas estudantes em casa - Beatriz, 19 anos, não completou o 12.º Ano; Joana Dara (afilhada que o casal adotou), 18 anos, terminou o 12.º Ano; Cassandra, 17 anos, fez o 11.º ano (ensino especial); as gémeas Érica e a Neuza, 12 anos, que passaram para o 8.º Ano; e a Iara - o prémio vem mesmo a calhar. "Iniciativas destas são essenciais para as famílias nesta altura do ano. Não conheço ninguém que dê uma oportunidade destas, só o JN. Ajudam muito as crianças", frisa Marisa.
Nome
Iara Denise Arantes C. Ribeiro
Idade
7 anos
Localidade
Vila Nova de Gaia
Ano a frequentar
2.º ano
Aproveitamento
"Muito Bom" a todas as disciplinas
Quando for grande quero ser
Bailarina