Superior: mais abandono na pandemia, sobretudo nos cursos de Educação
Estudo do Edulog avalia impacto das mudanças das políticas de acesso durante a covid. Apesar de mais diplomados e inscritos, desistência aumentou.
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A alteração das regras para conclusão do Ensino Secundário e acesso a um curso superior, ditada pela pandemia, incrementou o número de diplomados no 12.º ano e de inscritos no Superior. Contudo, as taxas de abandono, concretamente nos cursos de Educação, aumentaram entre os novos inscritos. Sem registo de melhorias nas condições de equidade do sistema educativo.
Assim o conclui o mais recente estudo promovido pelo Edulog, da Fundação Belmiro de Azevedo, desenvolvido por investigadores das universidades Lusófona (CeiED) e do Minho (NIPE), que foi perceber qual o impacto na equidade das mudanças nas políticas de acesso ao Superior durante a covid. Com destaque para o agravamento da taxa de abandono, sugerindo “que as perdas de aprendizagens causadas pelo ensino remoto de emergência podem continuar a produzir efeitos ao longo do tempo”, alertam os autores.