Mais peso, mais volumetria, mais emissões, mais perigo. Os SUV estão debaixo de mira em vários países da Europa, que estudaram medidas para mitigar os seus efeitos.
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É a medida do momento em Paris. A Câmara Municipal da capital francesa aprovou por unanimidade o aumento dos valores de estacionamento em via pública dos veículos SUV. A resolução vai entrar em vigor já a partir de janeiro de 2024 e visa combater os níveis de poluição urbana devido à volumetria superior que os SUV possuem em relação a outros automóveis. Depois de Paris, outras cidades, como Lyon, estudam replicar o gesto. No Reino Unido, a discussão também já começou.
E em Portugal? “O caminho é longo, mas podemos lá chegar”, acredita o investigador da Universidade de Lisboa e especialista em clima e energia Pedro Nunes. “Faz sentido que carros maiores e mais pesados sejam mais taxados em contexto de cidade. Porque constituem um fator de insegurança para peões e geram mais desgaste no pavimento, além de gastarem mais combustível ou, no caso dos elétricos, possuírem baterias de grande dimensão”, explica.