"Temos a certeza de que faz todo o sentido a Staples ser parceira neste projeto"
Olga Frazão, diretora de Marketing da Staples, falou ao JN sobre a iniciativa "Regresso às Aulas" e do impacto que tem tido junto das crianças e jovens.
Corpo do artigo
O arranque da quarta edição do "Regresso às Aulas" é um sinal de que o balanço continua a ser positivo?
Continua a ser muito positivo. O entusiasmo e o espírito de superação dos estudantes envolvidos são o melhor sinal de que esta iniciativa não podia ser mais eficaz e gratificante.
Esta é uma parceria consolidada e para ser mantida nos anos vindouros?
Se continuarmos a perceber este projeto como impulsionador do sucesso e do reconhecimento de crianças e jovens que não baixam os braços e que se esforçam diariamente para ter notas excelentes, certamente que esta será uma parceria a continuar e incentivar.
Quando em 2013 a Staples se juntou ao JN e lançou o "Regresso às Aulas", alguma vez imaginou o grande impacto que este teria na vida de tantos jovens?
Tínhamos consciência de que iríamos tocar na vida de crianças e jovens que, à partida e pelo contexto onde vivem, não têm as melhores oportunidades para levar mais longe o seu potencial. No entanto, o contacto que temos feito ano após ano com os estudantes e as suas famílias permite-nos conhecer, caso a caso, as suas histórias e o quão importante esta iniciativa foi para este ou aquele aspeto das suas vidas e, aí sim, temos a certeza absoluta de que faz todo o sentido a Staples ser parceira do JN neste projeto.
Pelo feedback que o JN tem recebido dos anteriores premiados, que comentário lhe merece saber que ao longo destes anos a grande maioria tem mantido os mesmos índices de excelência?
É a prova de que estes estudantes têm uma resiliência e um foco nos seus objetivos, que acabam por ser inspiradores para todos nós, em especial se tivermos em conta que essa determinação não depende da atribuição de prémios. São crianças que reconhecem por si o valor dos estudos e o impacto que isso poderá ter no seu futuro.
Podemos dizer que os objetivos iniciais que vos levaram a ser parceiros nesta iniciativa estão a ser cumpridos a cada ano que passa?
Sim. Continuamos a acreditar na importância desta iniciativa na vida dos estudantes envolvidos e das suas famílias. Sabemos que não chegamos a todos que mereceriam ver o seu mérito reconhecido, mas acreditamos que podemos inspirar outras empresas, entidades locais, assim como a sociedade em geral a reconhecer o valor das crianças que, apesar da adversidade, dão o seu melhor nos estudos.
Esta iniciativa não será também uma forma de alertar consciência e mostrar que o sucesso escolar não depende, obrigatoriamente, do fator económico?
Sem dúvida. É a prova de que tanto nos estudos, como noutros aspetos da nossa vida, o sucesso depende essencialmente da motivação e do espírito de entrega com que nos empenhamos nos projetos.
Numa altura em que os números do abandono escolar estão a subir, não será importante a sociedade civil e as empresas juntarem-se para encontrar soluções e motivarem os jovens a continuar na escola? Como tenta a Staples fazer isso?
Sabemos que as causas para o abandono escolar são várias, mas a incapacidade financeira das famílias não deveria ser nunca um motivo para as crianças e jovens deixarem de prosseguir os seus sonhos. A Staples tem trabalhado ao logo dos anos junto de professores, escolas e famílias com diversas campanhas e iniciativas que procuram valorizar o papel da educação, dos professores e das escolas na sociedade, enaltecendo o esforço e o mérito de todos os atores envolvidos. A atenção dada ao universo da educação é e continuará a ser um dos focos prioritários da estratégia da companhia.