A subida dos termómetros pode ser causada pela diminuição das nortadas e pela chegada de El Niño. A água mais quente pode trazer mais algas às praias.
Corpo do artigo
A temperatura da água do mar está acima da média dos últimos vinte anos. No mês de junho, a água do mar em Leixões, em Matosinhos, teve um aumento de 2,3 graus celsius em relação aos valores médios registados entre 2000 e 2020, de acordo com o Instituto Hidrográfico. Os especialistas apontam o aumento da temperatura do ar, a diminuição das nortadas e a chegada do El Niño como as principais causas para esta subida nos termómetros.
De acordo com o Instituto Hidrográfico, em junho deste ano foi observado um crescimento da temperatura da água à superfície do mar, através das boias localizadas em Leixões, em Sines e em Faro. Os valores registados estão acima da média dos últimos 20 anos, estando Leixões com 18,9 graus, mais 2,3 graus em relação à média histórica. Já Sines apresenta valores de 18,6 graus (+1,1 graus) e Faro está com 20,6 graus (+1,0 graus). São “muitas razões que podem estar a afetar a temperatura da água na costa portuguesa”, segundo o oceanógrafo Nuno Vaz.