As temperaturas vão descer até seis graus durante o dia de hoje e, no total, na ordem dos 10 a 12 graus até sexta-feira, após terem estado muito acima da média. Espera-se também o regresso da chuva e vento.
Corpo do artigo
“Estamos com a aproximação de uma superfície frontal fria que nos vai trazer novamente precipitação e intensificação do vento já para o final do dia de hoje. Assim temos para o fim do dia chuva fraca no Minho e Douro litoral e a passagem da frente na quinta-feira de norte para sul com períodos de chuva em todo o território, passando a regime de aguaceiros”, disse à agência Lusa a meteorologista Cristina Simões.
De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na quinta-feira, os aguaceiros serão já de neve a começar nos pontos mais altos da Serra da Estrela e depois a cota desce gradualmente até aos 800 a 1000 metros de altitude.
O IPMA emitiu aviso de queda de neve entre as 21 horas de quinta-feira e as 19 horas de sexta-feira nos distritos de Bragança, Viseu, Castelo Branco, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga.
“O vento será especialmente forte no litoral e nas terras altas com rajadas até 60 quilómetros por hora no litoral e 80 a 85 nas terras altas na quinta e sexta-feira. Quero chamar também a atenção para a agitação marítima, que será forte a partir de quinta-feira, tendo o IPMA já emitido avisos amarelo e laranja”, disse.
Segundo Cristina Simões, as temperaturas vão descer gradualmente a partir de hoje e até sexta-feira. “Temos descidas na ordem dos quatro a seis graus hoje, de dois a três na quinta-feira e na sexta há nova descida. No total deverão descer quase 10 graus. As temperaturas têm estado muito acima da média para a época do ano. Ainda estamos em fevereiro. Mas vão descer para níveis mais habituais”, indicou.
A meteorologista do IPMA adiantou ainda que pelo menos até ao fim de semana vai manter-se a chuva no norte e centro e as temperaturas também vão continuar baixas. “Nos próximos dias e porque as temperaturas descem e temos intensificação do vento, as pessoas vão sentir um maior desconforto térmico”, concluiu.