Durante esta quinta e sexta-feira prevê-se a ocorrência do aumento das concentrações de poeiras vindas do Norte de África.
Corpo do artigo
"Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal continental nos dias 10 e 11 de abril", alerta uma nota da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em linha com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para "poeiras em suspensão" desde quarta-feira e até sexta.
Face à "ocorrência de uma situação de fraca qualidade no ar no continente", com um "aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar", a ANEPC recomenda à população que evite esforços prolongados, limite a atividade física ao ar livre e evite a exposição a fatores de risco, tais como fumo de tabaco e contacto com produtos irritantes.
Ainda segundo a Proteção Civil, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda "cuidados redobrados" a crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos e doentes com problemas cardiovasculares.
Além da ocorrência de poeiras, o IPMA prevê, para amanhã, uma descida da temperatura máxima em todo o território continental, especialmente acentuada nas regiões Norte e Centro. E ainda aguaceiros, por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, em especial no Centro e no Sul.