Dia de amanhã será ainda mais quente. IPMA emite aviso vermelho para Évora, Portalegre, Santarém e Castelo Branco.
Corpo do artigo
Em seis estações meteorológicas monitorizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas ultrapassaram os 43 graus Celsius: Portel, Viana do Alentejo, Alcácer do Sal, Mora, Castro Verde e Mértola. Nesta última estação os termómetros chegaram aos 43,6º C, o máximo do dia. Para esta segunda-feira, o calor não dará tréguas, tendo o IPMA emitido aviso vermelho para Évora, Portalegre, Santarém e Castelo Branco.
Ao JN, o meteorologista Pedro Sousa revelou que “em dezenas de estações” os termómetros ultrapassaram neste domingo os 40 graus, nomeadamente nos “distritos de Évora, Beja, Setúbal, Santarém, Lisboa e Portalegre”. Em Lisboa, palco da Jornada Mundial da Juventude, a estação Gago Coutinho marcava, às 16h20, 40,7ºC. Dados ainda provisórios e que serão agora consolidados pelo departamento do clima.
“O dia mais quente será amanhã [segunda-feira]”, com os termómetros a puderem chegar aos 46 graus em Tomar ou aos 45 graus em Mora, por exemplo. Tendo o IPMA colocado sob aviso vermelho para esta segunda-feira os distritos de Évora, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Tirando Viana do Castelo, Porto e Aveiro (amarelo) e Faro (verde), os restantes distritos estarão sob aviso laranja.