
Este ano, poderá haver um natal com neve e com baixas temperaturas
Foto: Pedro Sarmento Costa / Lusa
As últimas previsões apontam para um Natal frio, com possibilidade de neve, especialmente no interior Norte e no Centro do país. Embora seja um fenómeno comum nesta altura do ano, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o que será menos usual é a quantidade que se poderá verificar.
Dia 24 e 25, prevê-se precipitação dispersa, sendo que na véspera natalícia deverá ser sob a forma de neve, acima dos 1000/1200 metros de altitude. Já no dia de Natal, a incerteza mantém-se, sendo que, caso se verifique esta condição, a cota de neve poderá baixar para os 600/650 metros.
Segundo Maria João Frada, meteorologista do IPMA, este é um acontecimento comum do inverno, mas a quantidade de neve poderá ser maior: "A existência de neve nesta altura do ano é normal, o que não é normal é a quantidade prevista. Este fenómeno está relacionado com superfícies frontais frias vindas do Norte e com o ar polar vindo do Sul. Não se pode associar às alterações climáticas".
No que toca a temperatura, vamos ter uma descida gradual, até dia 26. As mínimas no continente estarão entre os 2 e os 5 graus Celsius, com exceção da faixa costeira, que variará entre os 6 e os 8 graus.
Alertas de frio do IPMA
Passando aos dias 26 e 27, as previsões apontam para a continuidade de precipitação dispersa, embora com alguma incerteza associada. Caso se verifique, deverá haver neve em baixas altitudes.
No interior Norte e Centro, até junto do litoral, prevê-se que a temperatura mínima poderá ir dos 0 aos -4 graus, o que levará o IPMA a lançar alertas de frio para estes dias, nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre. Já no litoral, estes alertas serão emitidos para Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.
Quanto às máximas, no dia 26 deverão andar entre os 10 e os 13 graus na região sul, com exceção da faixa costeira, onde as previsões subirão ligeiramente (13 e 15 graus). Já no interior Norte e Centro, variarão entre os 5 e os 10 graus, sendo que onde existe predominância de serras as previsões apontam para um tempo mais frio até ao início de 2026.

