O estado do tempo vai piorar na quinta-feira, com o país a enfrentar uma nova depressão, que deverá afetar sobretudo as zonas do centro e do sul. Estão previstas rajadas de vento que podem chegar aos 120 km/hora, chuva forte, descida de temperaturas e há risco de cheias e inundações.
Corpo do artigo
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não são as melhores para o decorrer da semana. É que está prevista uma “sucessão de diversos sistemas com alguma severidade”. Depois da depressão tropical Babet, que atingiu o país esta terça-feira, o estado do tempo volta a piorar na quinta-feira.
“Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, no dia 19 (quinta-feira), com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas”, avisa o IPMA, especificando que os “ventos que podem chegar aos 120 km/hora e alertando para o risco de cheias rápidas e inundações.
Segundo o IPMA, esta quinta-feira o país vai ser atingido por uma nova depressão, a Aline. “Estamos a prever que esteja pela zona centro do país pelas 12 horas de quinta-feira, atingindo sobretudo as regiões centro e o sul até ao Algarve”, avança a meteorologista do IPMA, Paula Leitão, estimando que a Aline “dê origem a ventos muito fortes de sudoeste que podem chegar aos 120 km/hora, afetando sobretudo a faixa costeira litoral e o Algarve”.
O IPMA antecipa ainda que a zona do Norte deverá ser pouco afetada pela depressão. Mas avisa que, durante todo o dia de quinta-feira, a precipitação será intensa em todo o país, podendo ser “acompanhada de trovoada”.
Devido aos riscos de cheias rápidas e aos ventos fortes, o IPMA aconselha cuidados redobrados com janelas, obras, placards, gruas, estufas, temendo danos nos bares de praia. O IPMA aconselha ainda que só sejam feitas as deslocações estritamente necessárias e que a população se afaste das zonas de praia, devido à previsão de ondulação forte.
“A situação vai diminuindo de intensidade a partir do final da tarde de quinta-feira”, prevê Paula Leitão, uma vez que a depressão vai deslocar-se para leste.
Até ao fim de semana, estão previstos aguaceiros e uma descida da temperatura, que deverá rondar contudo máximas de 20 graus.
Já na segunda-feira, “poderá haver um novo agravamento do estado do tempo”, estima Paula Leitão.