João Teixeira, 10 anos, de Unhão, é dos 15 vencedores da iniciativa “Regresso às Aulas”, iniciativa que premeia o sucesso escolar.
Corpo do artigo
“Gosto da escola. Não preciso de estudar porque eu tenho a mente muito boa e eu memorizo tudo o que me dizem. A disciplina que mais gosto é Matemática, porque gosto de contas e cálculos”, revela o premiado, adiantando sobre o momento em que soube que tinha sido um dos contemplados: “Fiquei muito entusiasmado e a minha mãe começou a chorar”.
Quando não está nas aulas João gosta “de falar com os amigos, brincar e de jogar à bola”, ou não fosse este último passatempo a profissão que quer seguir. “O que eu quero ser quando for grande é ser futebolista”, afirma, enquanto não realiza esse sonho, adoraria concretizar outro: “Gostava de viajar para Paris, porque eu quero conhecer muito a Torre Eiffel”.
Para a mãe, Sofia Santos, de 46 anos, que explora o café que era dos pais, o filho ter ganho os dois vales foi muito importante. “Nesta altura do ano, um prémio deste faz a diferença e ajuda muito. Além disso é pelo mérito dele. Também é uma forma de demonstrar que o esforço dele pode ser recompensado e para ele ter iniciativa para seguir em frente no percurso escolar, para ser mais alguém na vida”, salienta.
Esta encarregada de educação soube da iniciativa pelas páginas do jornal. “Nos meus tempos mais vagos no café, costumo ler o Jornal de Notícias. E há uns anos que vou analisando esta iniciativa, este ano, não sei como, deu-me um clique qualquer e questionei-me porque não candidatar o meu filho. Fiquei com a ideia na cabeça, tirei a folha do jornal e guardei-a. Quando fui à reunião da escola, comentei com a professora dele e ela incentivou-me a concorrer e ajudou-me naquilo que pôde”, explica esta mãe, relatando a reação que teve ao ver o nome dos filhos entre os vencedores: “Sabia quando ia ser o sorteio, fui buscar o jornal e comecei a ver a lista, mas à primeira vista não vi o nome dele, só depois é que fui correndo com os olhos a lista e vi João Pedro. Foi uma emoção grande, fiquei a chorar de alegria por ele ser premiado”.
Do percurso do filho na escola realça a “facilidade que ele tem de aprender”. “É um aluno que a professora fala e ele encaixa fácil. Na altura dos exames, estou a dizer sempre a dizer-lhe para se agarrar a estudar para teres boas notas”, complementa.
Perfil
Nome: João Pedro dos Santos Teixeira
Idade: 10 anos
Localidade: Unhão, Felgueiras
Ano a frequentar: 5.º
Aproveitamento: Cinco “Muito Bom” e cinco “Bom”
Quando for grande quero ser: Futebolista