Testagem nas secundárias de concelhos de risco extremamente elevado arrancam amanhã
Arranca na quarta-feira a campanha de testagem rápida, através de testes de antigénio, nas escolas com ensino secundário localizadas em concelhos de risco extremamente elevado.
Corpo do artigo
"Em caso de identificação de surtos ativos será intensificada a testagem, envolvendo e priorizando toda a comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino afetados, independentemente do grau de ensino a que pertença", indica um comunicado conjunto dos ministérios da Saúde e da Educação enviado esta terça-feira às redações. A campanha engloba estabelecimentos de ensino públicos e privados.
A realização de testes de antigénio, acrescentam os ministérios, "visa aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos" de infeção em alunos, pessoal docente e não docente.
Para operacionalizar esta estratégia, a Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em colaboração com as respetivas estruturas regionais e com as Administrações Regionais de Saúde, elaboraram um modelo de consentimento informado a obter junto dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa.
13244832