Testes a 20 mil profissionais de lares do Norte de Portugal concluídos em duas semanas
O secretário de Estado da Mobilidade, coordenador regional Norte da covid-19, disse, esta terça-feira, que em duas semanas ficará concluída a realização de testes de diagnóstico aos 20 mil profissionais das estruturas de apoio aos idosos na região Norte.
Corpo do artigo
O Secretário de Estado da Mobilidade e Coordenador Regional Norte do Covid-19, Eduardo Pinheiro, visitou esta manhã em Viana do Castelo o primeiro de seis Centros de Acolhimento Temporário para utentes de lares infetados com COVID-19, que vão ser criados na região.
De visita à primeira daquelas estruturas já instalada na Pousada da Juventude da cidade, o governante disse que "os próximos espaços deverão abrir noutros distritos ao longo desta semana".
Garantiu ainda que "nas próximas duas semanas serão testados os 20 mil profissionais que trabalham nos lares da região".
"Neste momento, de acordo com o cronograma que temos, em duas semanas todos os testes para todos os profissionais da região norte serão realizados. É este o compromisso. É este que vai ser cumprido", afirmou Eduardo Pinheiro, referindo que só na segunda-feira foram realizados "mais de mil".
Segundo Eduardo Pinheiro, o universo de profissionais das estruturas de apoio aos idosos na região Norte é de 20 mil e de mais de 25 mil utentes.
O centro de acolhimento temporário de Viana do Castelo poderá acolher 16 utentes, mas tem capacidade para chegar aos 50. Tem como objetivo funcionar como unidade de apoio às IPSS, garantindo uma retaguarda para idosos infetados assintomáticos de lares com dificuldades em enquadrar com todas as condições de segurança os doentes nas suas instalações.