
Toda a costa sob avisos até domingo devido à forte ondulação
Foto: Artur Machado / Arquivo
A depressão Davide vai afetar a partir desta sexta-feira a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que a depressão Davide vai provocar até à manhã de domingo ondas de oeste/noroeste até 5,5 metros de altura significativa. A agitação marítima vai diminuir temporariamente durante o dia de domingo e até meio da tarde de segunda-feira.
Adicionalmente, prevê-se chuva persistente, e por vezes forte a partir do final de dia de hoje e até meio da tarde de sábado no Minho e Douro Litoral, e nos distritos de Aveiro, Vila Real e Viseu. Neste sentido, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, em especial nas zonas montanhosas ,entre as 0 horas e as 15 horas de sábado.
Por causa da agitação marítima, o IPMA já tinha emitido avisos, com todos os distritos da costa portuguesa sob aviso amarelo até às 21 horas.
Para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga há aviso laranja entre as 12 horas e as 18 horas de sábado, passando depois a amarelo até às 6 horas de domingo.
Também por causa da ondulação, estão sob aviso amarelo os distritos de Faro, Setúbal e Beja até às 18 horas de hoje e depois entre as 12 horas de sábado e as 3 horas de domingo.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado" e o amarelo, quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes" do estado do tempo.
Devido ao estado do mar, as barras marítimas de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Portinho da Ericeira estão fechadas a toda a navegação e as de Aveiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz estão condicionadas, segundo informação divulgada no site da Autoridade Marítima Nacional.
