Jogo da Santa Casa festeja aniversário com mudanças que aumentam prémios para atrair novos apostadores.
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O Totobola faz hoje 60 anos desde que foi lançado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e, apesar da queda dos últimos anos, está a reinventar-se e quer conquistar novos apostadores. Há dias entrou em vigor uma alteração que fez aumentar o valor dos prémios.
A 24 de setembro de 1961 a Santa Casa lançava o Totobola, com o objetivo de arrecadar fundos que permitissem financiar a construção de um centro de reabilitação (ler texto ao lado). O jogo cresceu e, desde então, já premiou milhares de pessoas. Entre 1961 e 2020, de acordo com dados avançados ao JN, foram registados com o primeiro prémio 562 852 premiados. Nesse mesmo período, o valor total de primeiros prémios pagos foi de 132,1 milhões de euros.
Em 2016 "foi atribuído o maior jackpot de sempre do Totobola", no valor total de 1,074 milhões de euros, quantia que foi dividida por 111 apostadores. Em 2011 "foi atribuído o maior prémio individual", no valor de 783 mil euros, a uma aposta registada em Lisboa.
Nos últimos anos, sobretudo com "o lançamento do Placard", o Totobola "teve uma quebra significativa de apostas". Em 2020, na sequência do cancelamento de jogos de futebol devido à pandemia, esteve 11 semanas sem ter concursos e as receitas caíram de forma significativa. "Os apostadores desabituaram-se e encontraram outras alternativas, nomeadamente jogo online", refere João Gonçalves, subdiretor de Apostas Desportivas da Direção de Marketing dos Jogos Santa Casa, garantindo que, apesar das dificuldades, "não é um jogo com morte anunciada" e tem procurado "reinventar-se".
Até mais 30% no "Super 14"
No passado dia 19, entraram em vigor alterações que pretendem ajudar a "cativar novos apostadores e incentivar o reforço da aposta nos atuais", ao aumentar a percentagem para os prémios (passa a ser 65% da receita, quando até agora era 60%) e acelerar o crescimento dos ciclos do jackpot. O preço da aposta, que era de 0,40 euros desde 2011, sobe para 0,50 euros.
"O aumento da percentagem para prémios e do preço da aposta vai permitir oferecer melhores prémios e atrair novos apostadores para o desafio do 1X2", garante a Santa Casa.
Em média, explica Gonçalves, o volume global dos prémios pode crescer "entre os 15 a 20%", dependendo da receita arrecadada. Em relação ao "Super 14" - para além de acertarem na vitória, empate ou derrota dos 13 jogos, preveem o resultado de um 14.º jogo - a expectativa é que o prémio possa crescer "na ordem dos 30%".
Assim, um "super 14, que poderia ter um valor de 100 mil euros antes das alterações, com as alterações cresce para 130 mil euros", exemplifica Gonçalves.
O Totobola continua a ter "potencial". Este ano, ainda antes destas alterações, e "contrariando as expectativas", já estava a "ter valores, em número de apostas e de receitas, superior a 2018 e 2019", frisa João Gonçalves. Com estas mudanças, deverá manter-se o ritmo de crescimento.
A "médio prazo", acrescenta Gonçalves, "deverão ser implementadas alterações no modelo de exploração do Totobola", que terão em conta um estudo de mercado realizado no ano passado e outras avaliações.