Trânsito no Porto começa a ficar condicionado logo a partir do dia 11
O Papa só estará na manhã do dia 14 no Porto. Ainda assim, as restrições ao trânsito vão começar logo a 11, com a colocação de grades de contenção no percurso entre a Serra do Pilar, em Gaia, e a Avenida dos Aliados.
Corpo do artigo
A PSP aconselha os condutores a utilizarem as pontes do Freixo e da Arrábida, logo a partir daquele dia, como alternativa à Ponte do Infante, por onde o Papa passará.
Bento XVI chega à Serra do Pilar por volta das 10 horas, no helicóptero que o transportará de Fátima. Será recebido pelo presidente da Câmara de Gaia, a governadora Civil do Porto e o chefe de Estado Maior das Forças Armadas.
O "papamóvel" transportá-lo-á depois até aos Aliados, onde celebra a eucaristia. Até ao aeroporto Sá Carneiro, fará um trajecto de 18 quilómetros, atravessando várias artérias da cidade.
O comando do Porto terá o apoio de 92 câmaras de videovigilância, pertencentes à policia municipal e habitualmente usadas na gestão de tráfego. À semelhança do que acontece em Lisboa, o trânsito será cortado e o estacionamento proibido.
O metro sofrerá perturbações momentâneas. Na Avenida dos Aliados estará condicionado, no dia 14, entre as 2 e as 17 horas, e, na Estação de S. Bento, das 8 às 10 horas. O funicular pára entre as 8 e as 10 horas.