A GNR e a PSP registaram, entre quinta-feira e o início da madrugada de domingo, três mortes, 10 feridos graves e quase duas centenas de sinistrados com ferimentos ligeiros em acidentes rodoviários. Os sinistros fatais ocorreram na A23, em Vila Velha de Ródão, na EN2, em Castro Verde, e na A1, em Vila Franca de Xira.
Corpo do artigo
Os acidentes mortais aconteceram na área sob a jurisdição da GNR, que, tal como a PSP, têm uma operação especial de Ano Novo nas estradas nacionais. No sábado à tarde, pelas 17.20 horas, foram chamados para uma colisão entre um automóvel e uma bicicleta na EN2, em Castro Verde, no distrito de Beja, causando a morte do ciclista de 76 anos.
Já na madrugada desde domingo, um despiste de um carro na A23, em Vila Velha de Ródão, matou o condutor de 24 anos. O alerta foi dado à 1.22 horas. Duas horas depois, uma colisão na A1, em Vila Franca de Xira, fez um morto e um ferido grave.
Entre quinta-feira e o início da madrugada deste domingo, as duas forças de segurança registaram 790 acidentes, 183 feridos ligeiros e 10 graves. Os militares da GNR e os agentes da PSP continuam a apanhar centenas de condutores alcoolizados e em excesso de velocidade.
Condutores alcoolizados e em excesso de velocidade
A PSP apanhou, entre quinta-feira e sábado, 304 condutores em excesso de velocidade e 65 alcoolizados. Nessas 72 horas, os agentes fiscalizaram 6674 automobilistas e controlaram 24 049 viaturas por radar. No total, foram registadas 1834 contraordenações, destacando-se, ainda, 173 veículos sem inspeção, 49 sem seguro e 30 condutores apanhados a falar ao telemóvel enquanto conduziam.
Já a GNR, entre sexta-feira e sábado, fiscalizaram 16 934 condutores e 105 apresentavam excesso de álcool. Destes, 58 foram detidos por terem uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas por litro.
Em comunicados, os militares sublinham as 4231 contraordenações rodoviárias detetadas nas estradas em apenas 48 horas. Entre as situações mais graves, salientam os 1214 condutores a circularem em excesso de velocidade, 47 alcoolizados e 95 ao telemóvel.