O INEM instalou tendas de pré-triagem no Hospital Garcia da Orta, em Almada, para avaliar o estado dos doentes em ambulâncias, tendo conseguido baixar para cerca de metade os veículos em espera.
Corpo do artigo
13295394
"Houve um pico de 50 a 60 ambulâncias à espera que baixou para as 26 desde que o serviço começou a funcionar", às 17 horas deste domingo, explicou aos jornalistas o diretor clínico.
Segundo Nuno Marques, grande parte dos utentes acabou por ser encaminhado para os centros de saúde. "Temos vindo a assistir a doentes que não estão em estado grave, que conseguimos reencaminhar para os centros de saúde no âmbito de um protocolo que existe e que permite que estes doentes sejam lá atendidos", declarou.
Subida de 50%
Esta é a segunda vez que o INEM instala tendas de pré-triagem num hospital. Na sexta-feira passada, no Hospital de Santa Maria, o funcionamento das tendas permitiu o fim das filas de ambulâncias nas urgências.
O Hospital Garcia de Orta registou, este domingo, um total de 242 doentes internados por covid-19, dos quais 204 em enfermaria e 27 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). O Hospital mantém-se em sobrelotação, tendo em conta o atual plano de contingência em vigor. A taxa de ocupação situava-se nos 323%. No espaço de uma semana, informou o hospital, o número de internados em UCI cresceu quase 50%, de 19 no passado domingo para 27, hoje.