Há 35 concelhos a entrar esta semana no patamar de risco extremo de contágio por covid-19, juntando-se a mais 22 que já estavam neste nível na semana passada. Os dados da Direção-Geral da Saúde indicam ainda que três municípios desceram deste indicador.
Corpo do artigo
Os dados por concelho, sobre o número de casos em 14 dias (de 23 de dezembro a 5 de janeiro), divulgados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde dão conta que há mais concelhos com risco elevado de transmissão do SARS-CoV-2, que corresponde a uma incidência superior a 960 casos por 100 mil habitantes (ver em baixo).
Em relação à semana anterior, há 35 municípios no patamar mais elevado, que se juntam a 22 que se mantêm neste nível. Há, assim, 57 concelhos nesta situação. São mais do dobro dos 25 verificados a 4 de janeiro.
Mas há boas notícias para Alfândega da Fé, Marvão e Valpaços, que baixaram a taxa de incidência. Os dois primeiros passaram a ser de risco muito elevado (entre 480 e 959 casos por 100 mil habitantes), o terceiro para risco elevado (entre 240 e 479).
No balanço geral há a registar que a esmagadora maioria dos 308 concelhos do país viu aumentar a incidência cumulativa de casos confirmados nos 14 dias em apreço. Só 51 registaram uma queda no número de casos, mesmo que essa redução não se tenha traduzido numa descida de patamar.
Há dois concelhos com mais de três mil casos: Mêda e Mourão. E outros dois com mais de dois mil casos (Fornos de Algodres , Miranda do Douro e Mora). Nos patamares mais baixos, considerados de risco moderado (até 239 casos), estão 52 municípios.
Concelhos que sobem para o patamar mais elevado
Alcochete
Anadia
Ansião
Borba
Boticas
Celorico da Beira
Cuba
Elvas
Ferreira do Zêzere
Fornos de Algodres
Guarda
Lamego
Mêda
Mértola
Miranda do Douro
Mogadouro
Moimenta da Beira
Pinhel
Portel
Póvoa de Lanhoso
Póvoa de Varzim
São João da Pesqueira
Tábua
Tavira
Torres Novas
Trancoso
Vendas Novas
Vila Nova de Paiva
Vila Nova de Poiares
Vila Verde
Concelhos que continuam com mais de 960 casos
Armamar
Barcelos
Crato
Esposende
Figueiró dos Vinhos
Gavião
Idanha-a-Nova
Mação
Macedo de Cavaleiros
Mangualde
Montalegre
Mora
Mourão
Nisa
Penamacor
Peso da Régua
Tabuaço
Vidigueira
Vimioso