Oito distritos vão estar na sexta-feira e no sábado sob aviso laranja devido à previsão de trovoadas frequentes.
Corpo do artigo
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco, Braga e Aveiro vão estar com aviso laranja entre as 18 horas de sexta-feira e as 6 horas de sábado, passando depois a amarelo até às 21 horas de sábado.
Também os distritos da Guarda, Vila Real, Santarém, Leiria e Portalegre vão estar sob aviso amarelo por causa da trovoada, entre as 15 horas de sexta-feira e as 21 horas de sábado.
O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas convectivas.
O aviso amarelo de aguaceiros vai manter-se entre as 12 horas e as 21 horas0 de sábado.
Também as regiões montanhosas, as costas sul e norte da Madeira e o Porto Santo vão estar a partir das 12 horas e até às 21 horas desta quinta-feira sob aviso amarelo por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Calor e poeiras
O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu geralmente muito nublado, em especial por nuvens altas, possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada a partir da tarde nas regiões centro e sul, vento em geral fraco e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro.
Está também prevista uma subida da temperatura máxima e poeiras em suspensão, progredindo de sul para norte ao longo do dia.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Vila Real) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Aveiro e no Porto) e os 35 (em Beja).