Queluz de Baixo revogou unilateralmente o contrato com o comentador político da TVI24 e vai terminar o programa "Os Porquês da Política" a 28 de julho.
Corpo do artigo
A TVI rescindiu o contrato com Augusto Santos Silva, comentador há três anos no programa semanal da TVI24 "Os Porquês da Política", conduzido por Paulo Magalhães. O ex-ministro de Sócrates foi avisado por carta esta segunda-feira e anunciou na sua página do Facebook que o programa irá terminar, assim, a 28 de julho.
"A TVI decidiu usar a cláusula contratual que lhe permite revogar unilateralmente o contrato que suporta 'Os Porquês da Política'. [...] Eu gosto (em breve: gostei) imenso de fazer 'Os Porquês da Política'. É (em breve: era) um diálogo duro, exigente e sobre todos os temas relevantes da atualidade política portuguesa e europeia", frisou o professor da Faculdade de Economia do Porto.
Nas últimas semanas, o antigo ministro queixou-se publicamente das mudanças de horário do programa, devido à transmissão de jogos de futebol. No Facebook, avançou com a seguinte hipótese para essa decisão: "A TVI já estará farta de comentadores inscritos em partidos políticos e, como já lá tem fartura que chegue de inscritos no PSD, não precisa de um inscrito no PS".
Para a semana, de resto, será lançado um livro com o mesmo nome do programa da TVI24, com autoria de Santos Silva e Paulo Magalhães. "O livro, que tinha e tem uma origem e uma natureza completamente autónoma, vai ficar também como testemunho de como essa rubrica foi... e poderia ter continuado a ser. Suponho que se chama a isto a ironia da história", desabafou o comentador.
Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, ainda não se mostrou disponível para comentar.