Um aluno da Escola de Moda do Porto pode ser “o que ele ou ela quiser”
Instituição de ensino profissional privada junto à estação de metro do Viso, no Porto, conta com 200 alunos e uma taxa de 100% de conclusão dos cursos em três anos. A diretora-geral, Matilde Rocha, salienta o facto de se tratar de "um segundo diploma", que a própria também tirou.
Corpo do artigo
Os manequins à entrada não deixam dúvidas: estamos na Escola de Moda do Porto. Lá, contam-se cerca de 200 estudantes distribuídos por oito cursos de especialização: desde Modelista de Vestuário, Design de Moda, Coordenação e Produção, até Comunicação Digital de Moda. Com as inscrições abertas para o próximo ano letivo, espera-se que o número suba para os 250. E o que poderá ser um estudante que conclua um destes cursos? “O que ele ou ela quiser”, responde Luciana Marques, diretora técnica e professora de design.
Falamos desta escola por ser uma das instituições de ensino profissional do Porto onde 100% dos alunos concluem o curso nos três anos previstos (que correspondem aos 10.º, 11.º e 12.º anos). A taxa de empregabilidade ronda os 85%, mas nem todos entram no mercado de trabalho mal terminam o curso (após um estágio de três meses). Alguns optam pelo Ensino Superior, em áreas relacionadas ou não com a moda. Tanto que, adianta a docente de Português Sandra Gandarela, há um ex-aluno atualmente a dar aulas dessa mesma disciplina.