
João Goulão ficou em funções um ano para lá do final do seu mandato
Foto: Arquivo
O Governo anunciou quem vai suceder a João Goulão na presidência do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD). Trata-se da psiquiatra Joana Teixeira, que desde 2024 dirige a Unidade de Alcoologia e Patologia Dual da Unidade Local de Saúde (ULS) de São José, em Lisboa.
De acordo com um despacho publicado esta terça-feira avançado pela Agência Lusa, Joana Teixeira, 41 anos, é doutorada em Medicina em 2025, ramo de Psiquiatria e Saúde Mental, pela Universidade de Lisboa. Destacou-se ao presidir à Sociedade Portuguesa de Alcoologia, entre 2023 e 2025.
É também docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e na Católica Medical School, além de autora de dezenas de artigos científicos e especialista na área das dependências.
"Evidencia a competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das respetivas funções", destacou o Governo no mesmo despacho.
Tal como noticiou o JN, a anterior direção do ICAD, liderada por João Goulão, terminou o seu mandato em dezembro do ano passado e continuava desde então provisoriamente em funções, dada a demora do Governo em definir os novos responsáveis. Em julho, um concurso público revelou-se inconclusivo depois de os candidatos "não terem sido considerados adequados ao cargo", conforme revelou fonte que acompanhou o processo.
O Governo decidiu depois, em setembro e com a devida autorização da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), partir para um processo de nomeação direta da direção do ICAD. A decisão sobre as escolhas finais acabou por ser conhecida apenas esta terça-feira, 30 de dezembro.
Em declarações ao JN, João Goulão não afastou a possibilidade de permanecer à frente do ICAD de forma temporária e excecional. Apesar de ter mais de 70 anos e se encontrar já em fase de aposentação, referiu que o faria "por uma questão de verticalidade e para assegurar o bom funcionamento das instituições".
Além de Joana Teixeira, o Governo também nomeou para o ICAD a psicóloga clínica Ana Sofia Franco e o gestor hospitalar Marco António Silva, respetivamente para vogais nas áreas Ciências e Financeira e do Conselho Diretivo do ICAD.

