
Sara e Miguel, professores da turma que inclui os alunos que conquistaram o 1.º lugar
Artur Machado/Global Imagens
O Colégio da ACR de Fornelos, em Fafe, ficou no primeiro lugar no ranking nacional do 9.º ano elaborado pelo JN a partir dos resultados dos exames de Matemática e Português. Uma distinção que não é nova para a instituição que, no ano passado, tinha conseguido o lugar mais alto com os exames do 6.º ano.
"Não há nenhuma fórmula. Desde que o colégio abriu, há nove anos, que trabalhamos sempre da mesma forma", afirma Ana Pinheiro, diretora pedagógica, frisando que "o envolvimento de todos no processo de ensino é muito importante e, depois, a responsabilização dos alunos. Damos-lhe todas as condições e carinho, mas também exigimos deles".
Nesta altura, desde a Pré-Primária até ao 10.º ano, estão na instituição mais de 500 alunos. Mas a turma que alcançou o excelente resultado deste ano está junta há nove. "Esta turma está cá praticamente toda desde que começou a escola e isso refletiu-se neste resultado. É uma turma que tem os nossos valores incutidos e que sabe bem que aqui há momentos para tudo", salienta Ana Pinheiro, que não se esqueceu de destacar "o quadro de professores muito jovem que quer mostrar o que vale".
Sara Freitas, 30 anos, é a professora de Português. "Este prémio é o máximo que podemos desejar depois do esforço do ano inteiro, é uma emoção muito grande", diz, segurando as lágrimas. Quando olha para o elenco de alunos que teve no ano letivo findo, Sara considera que foi "uma turma de bons alunos. Houve alguns casos de mau comportamento, mas conseguimos ultrapassar tudo isso", e uma obra como os Lusíadas, de Luís de Camões, foi "literatura adorada" pelos miúdos.
Já a Matemática, disciplina mal-amada por muitos, encontra carinho em Fornelos. "A Matemática é trabalhada desde o 1.º Ciclo e aqui não é nenhum fantasma. Foi um ano de muito trabalho e de grande responsabilidade. Eles sabem que este exame conta muito", destaca o professor Miguel Oliveira, 33 anos.
