A cidade do Porto tem tradição ecuménica de diálogo entre as igrejas cristãs e com iniciativas conjuntas de oração e de acção.
Corpo do artigo
Os louvores vão inteiros para a Comissão Ecuménica do Porto, formada por representantes da Igreja Anglicana de St. James, da Igreja Católica Romana, da Igreja Greco-Católica, da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana), da Igreja Evangélica Alemã do Porto, da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa e da Igreja Ortodoxa.
Mais uma vez, de 18 a 25 do corrente, aquelas igrejas vão celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, subordinada ao tema bíblico (Actos dos Apóstolos) "Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna e nas orações".
Recorda-se que, com o surgir do movimento ecuménico em finais do século XIX e inícios do século XX, a preocupação pela unidade dos cristãos foi marcando a vida, a reflexão teológica, a acção e a oração das diversas confissões cristãs, separadas ao longo da história.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos propriamente dita encontra as suas raízes no Oitavário pela Unidade da Igreja, iniciado em 1908 por Paul Watson a que Paul Couturier, a partir de 1935, deu um novo impulso, sob o nome de Semana Universal de Oração pela Unidade dos Cristãos. A partir de 1968, porém, a Semana deu um passo assinalável, passando a ser assumida e preparada pelas diversas confissões cristãs, mediante o trabalho conjunto da Comissão Fé e Constituição (Conselho Mundial das Igrejas) e do Secretariado para a Promoção da Unidade dos Cristãos, hoje Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos (Igreja Católica Romana).
Os textos do tema deste ano foram preparados por cristãos de Jerusalém. Mostram que o apelo à unidade pode ser para os cristãos mais do que meras palavras, orientando-os para o futuro e ajudando-os a construir a Jerusalém celeste.
Na cidade do Porto, onde há décadas os cristãos desejam construir a unidade, a celebração principal terá lugar no dia 25 de Janeiro, às 21.30 horas, na Igreja Anglicana de St. James, no Largo da Maternidade Júlio Dinis. Está agendado um retiro, no dia 18, às 10 horas, no Mosteiro de Bande, em Carvalhosa, Paços de Ferreira. No 20 e para a juventude, às 21 horas, oração de Taizé, na igreja das Taipas (junto à Cordoaria).
Quem quiser saber mais, consulte comissaoecumenicaporto@gmail.com.