
O esquema visa induzir os destinatários a realizar transferências bancárias que não têm qualquer ligação com o SNS ou com a ULS Braga
Foto: Luís Moreira/Arquivo
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga alertou, esta segunda-feira, para a “existência de mensagens SMS fraudulentas em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), que constituem um esquema de phishing com o objetivo de obter pagamentos indevidos”.
“Estas mensagens referem-se, de forma enganosa, a valores em dívida relativos a serviços prestados no Hospital de Braga, apresentando uma entidade e referência para pagamento, o que é falso e fraudulento”, refere a ULS, em comunicado.
A nota acrescenta que a Unidade Local de Saúde de Braga “não envia mensagens SMS com referência e entidade para pagamento”. “Os valores devidos por serviços prestados no Hospital de Braga podem ser liquidados nas suas instalações, de forma presencial, ou via referência e entidade, enviadas através de uma carta oficial ou via e-mail, no caso de o utente solicitar”, esclarece.
De acordo com o comunicado, “este esquema visa induzir os destinatários a realizar transferências bancárias que não têm qualquer ligação com o SNS ou com a ULS Braga”.
“Informamos que estão a ser tomadas as devidas diligências junto das autoridades competentes”, sublinha a ULS, que apela aos cidadãos para que não respondam às mensagens nem sigam quaisquer instruções nelas contidas e eliminem de imediato as mensagens suspeitas. Em caso de dúvida ou suspeita de tentativa de fraude, os casos devem ser de imediato reportadas às autoridades policiais.
“A segurança e a proteção dos nossos utentes são prioridades para a ULS Braga. Contamos com a colaboração de todos na prevenção deste tipo de crimes”, conclui o comunicado.

