Urgências de Obstetrícia do Garcia de Orta estavam abertas hoje mas só até às 8.30 horas
O "verde" do portal do SNS engana: afinal as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, já fecharam este sábado. Estariam abertas hoje, encerrando apenas no domingo, mas o horário de funcionamento decorreu apenas da meia-noite às 8.30 horas — podendo induzir em erro no encaminhamento.
Corpo do artigo
Com as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta fechadas, o único hospital no distrito de Setúbal que poderá atender utentes neste serviço, nomeadamente grávidas, será o Hospital São Bernardo, aberto até às 24 horas.
Segundo reportou a SIC, uma mulher grávida ter-se-á deslocado, erradamente, ao Hospital Garcia de Orta este sábado de manhã, pelas 9 horas, sem ter conseguido ser atendida devido ao encerramento das urgências.
Seis urgências fechadas hoje
Seis urgências estão encerradas este sábado e sete no domingo, sendo uma de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais do Barreiro, Vila Franca de Xira, Aveiro e Leiria estão encerradas no sábado e no domingo, de acordo com as escalas de urgência no portal.
As do Hospital das Caldas da Rainha só estão fechadas no sábado, enquanto as dos hospitais Garcia de Orta e de Santarém só encerram no domingo.
Durante o fim de semana está igualmente previsto o encerramento das urgências pediátricas do Hospital de Vila Franca de Xira.
Quanto às urgências referenciadas, que apenas recebem casos encaminhados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24, o portal indica as pediátricas do Hospital Amadora-Sintra (entre a meia-noite e as 8 horas e as 20 e 24 horas) e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures (entre a meia-noite e as 24 horas) no sábado e no domingo.
O mesmo ocorre com as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Amadora-Sintra entre as 8 e 24 horas nos dois dias e com as do São Francisco Xavier (Lisboa Ocidental) entre a meia-noite e as 8 horas de sábado.
Também as urgências de obstetrícia e ginecologia do Hospital São Bernardo (Setúbal), entre as 8 e as 24 horas, e do Hospital de Braga, entre as 20 e as 24 horas, só darão resposta aos casos encaminhados durante o fim de semana.