Urgências do Algarve são as mais procuradas por estrangeiros não residentes
O serviço de Urgência da Unidade de Saúde Local (ULS) do Algarve é o que mais recebe estrangeiros não residentes. Desde o início do ano até ao final de setembro, os hospitais da região atenderam quase 13 mil cidadãos. Em todo o país, foram assistidas mais de 92 mil pessoas sem residência em Portugal.
Corpo do artigo
De acordo com um relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), publicado na sexta-feira no site do organismo, as 39 ULS do país assistiram, desde janeiro até ao final de setembro, 92 193 cidadãos estrangeiros sem residência em Portugal, 12 682 na ULS do Algarve. Aos hospitais da região Sul do país seguem-se a ULS do Oeste, que serve os municípios de Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha, entre outros, e a ULS de São José, em Lisboa. Ambas atenderam mais de 11 mil cidadãos em 2024.
O documento da IGAS reúne o total de cidadãos estrangeiros não residentes assistidos nos serviços de Urgência dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde 2021 até setembro deste ano. As três ULS com mais procura em 2024 são simultaneamente as que receberam mais cidadãos internacionais desde 2021, verificando uma procura acima de 40 mil. Às Urgências do Algarve chegaram 48 311 em quase quatro anos.