Os utentes elegíveis para vacinação contra a gripe e/ou a covid nos centros de saúde – pessoas com doenças de risco e menos de 60 anos de idade – estão a receber, desde o dia 3 de outubro, uma SMS do SNS24 informando que serão contactados pelas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para respetivo agendamento.
Corpo do artigo
As SMS automáticas, enviadas através do número 2424, são fidedignas “e foram remetidas para todos os números de contacto associados aos utentes com codificação nos sistemas informáticos do SNS de doenças e condições previstas na norma da Direção-Geral da Saúde para vacinação em unidade do SNS”, confirmou ao JN a direção-executiva. O objetivo, precisam, é “sinalizar de forma célere utentes que deverão aguardar por um contacto do SNS de forma a assegurar maior tranquilidade e previsibilidade no processo de agendamento”.
“Reservamos uma vacina Covid-19 e gripe para si, será contactado pelo SNS para marcar a data e local da vacinação”, assim consta da SMS. E, se a recebeu e entende que a sua situação não se aplica, explica a entidade liderada por Fernando Araújo que deverá, então, considerar “se a mensagem se poderá destinar a alguém que lhe seja próximo e a quem tenha associado o seu contacto no sistema informático do SNS”, como os pais ou os filhos.