Grupo com doenças de risco abaixo daquela faixa etária será convocado pelas unidades de saúde. Campanha avança a 29 de setembro.
Corpo do artigo
Na campanha de outono-inverno deste ano, a vacinação contra a gripe e a covid por idades e doenças de risco associadas será feita em paralelo. Às farmácias, que pela primeira vez irão administrar a vacina contra a covid, caberá grande parte do processo de imunização, ao assegurarem a vacinação dos utentes com 60 ou mais anos de idade. Já os centros de saúde terão à sua responsabilidade os utentes abaixo daquela faixa etária com comorbilidades. Os lares e os profissionais de saúde estão abrangidos, novamente, pela campanha de vacinação, cujo início se prevê para o próximo dia 29.
Questionada pelo JN sobre se se manteria o princípio de organizar a imunização por faixas etárias - no ano passado, arrancou com os mais de 80 anos -, a Direção-Geral da Saúde (DGS) informou que “existirá convocatória ativa das pessoas com comorbilidades de risco até aos 60 anos de idade pelas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde”. Como sejam, por exemplo, e à luz da norma do ano passado, neoplasia maligna ativa, insuficiência cardíaca ou transplantados.