Inclui mais 30% da população. Limite etário será igual na vacinação contra a covid pelas farmácias comunitárias.
Corpo do artigo
A vacina contra a gripe sazonal passa a ser gratuita para todos a partir dos 60 anos, para além dos outros grupos prioritários definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Ao JN, a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, referiu que a medida permite aumentar “em 30% a população protegida”, acrescentando 700 mil pessoas à lista. Nesta vacina e na da covid-19, será reforçado o envolvimento das farmácias comunitárias para a administração gratuita a partir dos 60 anos.
Até agora, a vacina da gripe já estava recomendada para aquela idade, mas o acesso gratuito apenas começava nos 65 anos. O investimento máximo estimado com esta vacinação é de 25 milhões de euros.
A campanha arranca na segunda quinzena de setembro. Os utentes com 60 anos anos e os elegíveis das outras faixas etárias podem ser imunizados, simultaneamente, contra a covid-19.
O alargamento da gratuitidade já para 2023/2024 resulta de um despacho assinado, esta semana, por Margarida Tavares. A propósito, o Governo avisa que “a gripe é uma doença viral aguda das vias respiratórias, que pode ter particular gravidade nas pessoas idosas ou com doenças crónicas”. E apela à vacinação anual para manter uma proteção adaptada às variações do vírus de um inverno para outro.
Margarida Tavares recorda que Portugal ultrapassa a meta de 75% de cobertura vacinal contra a gripe, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.
50 milhões contra covid
Quanto à definição dos grupos etários pela DGS, a governante sublinhou que “serão idênticos a todos os anos”, reforçando-se, agora, o critério da idade que considera fundamental para “diminuir a circulação do vírus e evitar internamentos”, bem como “o acesso ao hospital, as sequelas, as complicações e as mortes”.
Margarida Tavares apela, também, à adesão na vacinação para a covid-19, cujo plano ainda será apresentado e que tem um investimento anual previsto de 50 milhões de euros. Promete um maior envolvimento das farmácias nas duas vacinas para facilitar a administração, de forma gratuita, a partir dos 60 anos.