
Como no ano passado, vacinas contra a covid e a gripe serão administradas em simultâneo
Miguel Pereira da Silva / GLOBAL
Direção-Geral da Saúde apresenta estratégia de vacinação para o outono/inverno. Utilizadas vacinas adaptadas nas doses de reforço
A campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe arranca no próximo dia 7 nos maiores de 80 anos e nas pessoas com comorbilidades, acaba de revelar a diretora-geral da Saúde. Segundo Graça Freitas, vão ser utilizadas "desde o início vacinas adaptadas", a serem administradas como dose de reforço, à variante ómicron por terem um "perfil de eficácia e segurança adaptado às variantes em circulação". Serão 397 os pontos de vacinação.
Já o presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), Rui Santos Ivo, explicou que as vacinas adaptadas da Pfizer/BioNTech e da Moderna começarão "a ser distribuídas na próxima semana", prevendo-se a sua chegada a Portugal no dia 6 de setembro. Em causa a imunização de três milhões de pessoas, que decorrerá entre os dias 7 de setembro e 17 de dezembro. O objetivo é vacinar 280 mil pessoas por semana.
No dia 7, precisou o coronel Carlos Penha-Gonçalves, a campanha arranca de forma limitada, generalizando-se no dia seguinte a todo o país. Assim, no dia 7, revelou, inicia-se apenas nos centros de vacinação de Braga, Gondomar, Porto Ocidental, Aveiro, Pombal, Amadora, Cascais, Ajuda, Carnaxide, Mafra, Évora e Tavira.
Explique-se que há ligeiras diferenças entre os grupos elegíveis para vacinação. Assim, para a dose de reforço contra a covid foram considerados como grupos de risco as pessoas com 60 ou mais anos de idade, residentes e profissionais de lares e unidades de cuidados continuados, pessoas com 12 ou mais com comorbilidades, grávidas com 18 ou mais anos com patologia e profissionais de saúde. Já elegíveis para a gratuitidade da vacina contra a gripe, a faixa etária sobe para os 65 ou mais anos e nas pessoas com comorbilidades começa a partir dos seis meses de idade, sendo que nas grávidas não há limite etário
A campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe está neste momento a ser apresentada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas; pelo presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo; e pelo coordenador do Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, coronel Carlos Penha-Gonçalves.

