O Governo mantém o preço médio por metro quadrado de 2023, que influencia o imposto a pagar nas transações de imóveis e nos pedidos de reavaliação do valor patrimonial tributário das casas em 2024.
Corpo do artigo
Se vai pedir, este ano, às Finanças a reavaliação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que paga pela sua habitação, tenha em atenção que o valor médio do preço da construção por metro quadrado (m2) será o mesmo de 2023. Significa que continuará a ser o maior de sempre, desde que o IMI foi criado em 2003. Corresponde a 665 euros por m2. E esse montante influencia os cálculos do imposto a pagar em caso de pedido de reavaliação do IMI e nas transações (desde vendas a doações e heranças) de habitações, sejam elas novas ou velhas.
A decisão de manter o valor do ano passado foi publicada, esta terça-feira em Diário da República, numa portaria do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. O preço por m2 de construção é um dos elementos que ajuda a determinar o valor patrimonial tributário das habitações. E é sobre esse valor que é calculado o IMI.