A maior discrepância entre a classificação final de disciplina (CFD) e a classificação de exame (CE) foi de 7,4 valores e coube a uma escola pública: o Conservatório de Música do Porto.
Numa análise à listagem das escolas tomando como base a diferença entre as duas médias (CIF - CE), verifica-se que 257 dos 616 estabelecimentos de ensino que constam do ranking revelam uma discrepância de médias superior a dois valores. Refira-se que a discrepância em análise demonstra a diferença das classificações obtidas em exame e aquelas que os alunos obtiveram na frequência da disciplina, posteriormente ponderada com a nota obtida em exame.
Entre as 257 escolas com uma discrepância superior a dois valores, 78 pertencem ao ensino público e 22 ao ensino privado.
Curiosamente, entre os 25 estabelecimentos de ensino cujas CE e CFD mais se aproximam, estão apenas quatro escolas do ensino oficial. Foi o Colégio de Nossa Senhora da Boavista, em Vila Real, o estabelecimento com a menor discrepância (0,31 valores).
