O ministro da Saúde anunciou a intenção de criar equipas fixas nas urgências dos cinco maiores hospitais do país, de forma a não depender tanto das horas extraordinárias dos médicos . A solução não é nova, mas ganha importância numa altura em que a recusa dos médicos em fazer mais horas extra está a fechar urgências.
Corpo do artigo
Pelo menos cinco unidades hospitalares já aplicam um modelo semelhante. Os diretores de urgência concordam com a medida, mas argumentam que a crise no SNS só será resolvida com um acordo entre o Governo e os sindicatos, que voltam a sentar-se à mesa negocial esta sexta-feira. Ao mesmo tempo, volta à discussão a criação da especialidade de medicina de urgência em Portugal, chumbada pela Ordem dos Médicos em dezembro.
O Ministério da Saúde aponta ao JN que o Hospital de São João (Porto), o Hospital de São Sebastião (Santa Maria da Feira) e o Hospital de Braga têm equipas dedicadas apenas à urgência ou modelos semelhantes ao que o Governo quer aplicar ainda antes de 2024. Fonte da unidade hospitalar do Porto diz haver 16 clínicos na equipa dedicada. Criada há cerca de 20 anos, esta equipa da urgência do São João foi ficando cada vez mais pequena e teve de recorrer a médicos tarefeiros. Como o JN adiantou na edição de 12 de junho, muitos profissionais saíram pela falta de incentivos, sujeitos a cortes pela altura da troika.