Vários municípios pagam passes a jovens e alguns vão mais longe do que o Governo
Executivo promete título Sub23 gratuito até aos 23 anos e há câmaras que já financiam parte ou a totalidade do título. Braga paga a todos os universitários e Cascais a todos os munícipes.
Corpo do artigo
Há municípios que já comparticipam a totalidade ou parte do passe para estudantes universitários até aos 23 anos. Outros vão mais longe e financiam o título de transporte para todos os jovens que frequentam o Ensino Superior, independentemente da idade. É o caso de Braga, que paga metade do valor do passe de todos os munícipes que frequentem a faculdade. E em Cascais todos os munícipes são abrangidos, independentemente da idade. Nestes casos, as câmaras vão além do apoio anunciado pelo Governo que, a partir de janeiro de 2024, promete a gratuitidade nos transportes públicos para todos os universitários, mas apenas até aos 23 anos.
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, diz que a ajuda “a aplicar pelo Governo vem complementar” aquilo que é feito pelo município e “permitirá que a autarquia liberte recursos para outros apoios na área”.