O Sistema de Segurança Interna (SSI), a PSP, a GNR e a Proteção Civil vão ser condecorados na segunda-feira pelo Vaticano pelos serviços prestados durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no passado mês de agosto, em Lisboa. O primeiro-ministro demissionário estará presente.
Corpo do artigo
As condecorações vão ser entregues pelo cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal e presidente da Fundação JMJ, e estão incluidas no leque de 28 personalidades portuguesas que o Papa Francisco entendeu distinguir pelo apoio que deram à realização da JMJ em Portugal no início de agosto.
A cerimónia de amanhã, incluiu uma visita ao Sistema de Segurança Interna (SSI). O gabinete do primeiro-ministro refere que “com a inauguração oficial de novas valências, assinala-se a centralização de todos os serviços do Sistema de Segurança Interna (SSI) no mesmo espaço, contribuindo para o reforço da sua funcionalidade”. A condecoração à Polícia Judiciária será feita noutra data.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, estão entre as personalidades distinguidas pelo Gabinete Honorífico da Santa Sé, bem como seis membros do Governo e autarcas de todos os concelhos que receberam a visita do Papa no ínicio de agosto.