
Este sábado, dez distritos vão estar sob aviso amarelo devido à chuva forte
Foto: Amin Chaar/Arquivo
Dez distritos de Portugal continental vão estar, este sábado, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte e, de acordo com a empresa de meteorologia Meteored, o cenário chuvoso deverá prolongar-se nos últimos dias de outubro e no arranque de novembro.
Num comunicado enviado às redações, a Meteored explicou que, na origem desta previsão de precipitação acima da média, estão "ventos ábregos", quentes e húmidos.
Depois da depressão Benjamim, esperavam-se dias de tempo "seco, soalheiro e estável", mas houve "uma mudança drástica nas previsões". Até 2 de novembro, os dias serão, assim, chuvosos, húmidos e instáveis. Segundo Alfredo Graça, geógrafo da Meteored Portugal, a próxima segunda-feira, 27 de outubro, será o único dia da próxima semana "sem chuva no Norte e Centro de Portugal".
Os ventos ábregos são provenientes do quadrante Sul (normalmente de Sudoeste) e costumam provocar chuvas fortes, sobretudo na metade ocidental da Península Ibérica, com particular ênfase na sua fachada atlântica, isto é, em Portugal continental e na Galiza.
Previsões também confirmadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que espera dias de precipitação forte e persistente.

