Foram comercializadas 841 171 cautelas, mais 18,7% face ao ano passado. Bilhete com o prémio mais alto foi para o número 92557.
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No dia em que decorreu a extração da Lotaria Clássica do Natal, a Santa Casa da Misericórdia anunciou que as vendas deste ano alcançaram 12,6 milhões de euros, um aumento de 18,7% face ao ano anterior. O primeiro prémio foi para o bilhete sorteado com o número 92557. O valor mais alto, nas dez séries, é de 12,5 milhões de euros.
Depois da queda registada na extração de 2023, a Lotaria Clássica do Natal registou um dos melhores resultados em 10 anos. Segundo a Santa Casa, foram vendidas 841 171 cautelas, mais 132 956 do que em 2023. No total, as vendas da lotaria resultou em 12,6 milhões de euros em 2024, mais dos que os 10,6 milhões euros registados em 2023 e dos 11,5 milhões de euros em 2022.
A contribuir para este resultado está a “melhoria da logística de distribuição da Lotaria Clássica do Natal pelos vários mediadores dos Jogos Santa Casa em todo o país, permitindo maior rapidez e cobertura na colocação dos bilhetes nos pontos de venda”, refere fonte oficial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
A instituição realça ainda o “reforço da campanha de marketing e comunicação, com enfoque na mensagem da ‘partilha’ e da tradição, numa estratégia de proximidade com os portugueses e de apelo às ‘boas causas’”, como um dos motivos para o bom desempenho.
Perda de mercado
A verdade é que nos últimos anos as vendas da lotaria perderam fulgor. Tal como o JN noticiou, foram vendidas 708 215 cautelas da Lotaria do Natal em 2023, menos 7,6% do que em 2022. O número não era tão baixo desde 2020, ano marcado pela pandemia. Nessa altura, a cautela chegou à carteira de 654 699 portugueses.
O cenário é idêntico na Lotaria Clássica do Ano Novo, que também está em queda. Na última extração foram vendidas menos 27 139 do que em 2023. Nesse ano, a cautela foi adquirida por 257 915 apostadores.