Um terço das dispensas em farmácias foi registado em Lisboa. Entrada de três novos produtos no mercado, que devem estar em breve à venda, dá esperança a mais doentes.
Corpo do artigo
A venda de canábis medicinal em Portugal aumentou 137% desde a colocação da primeira preparação no mercado, em 2021. No ano de aprovação, o "Tilray Flor Seca" - até este mês, o único produto autorizado à base de canábis - vendeu 378 embalagens. Dois anos depois, em 2023, registou a dispensa de 895 caixas. Com a aprovação de três novas preparações pelo Infarmed, em breve disponíveis nas farmácias, a expectativa é que as vendas continuem a aumentar.
Os dados disponibilizados ao JN pela Associação Nacional de Farmácias (ANF) indicam que, no ano passado, um terço das dispensas farmacêuticas da flor seca aconteceu no distrito de Lisboa. Segue-se o Porto, com 14,9% do consumo, e Faro, com 11,3%. As regiões interiores, como Bragança, Portalegre e Vila Real, são as que registam valores mais baixos, com apenas duas a quatro caixas dispensadas durante todo o ano.